
Embora a internet exista há bastante tempo, a terapia online é uma modalidade relativamente nova. Ao longo dos anos, foi necessário realizar testes para que se tornasse uma opção confiável e viável. Foi somente através desse processo que a tecnologia evoluiu o suficiente para as consultas online garantirem o sigilo e o cumprimento das leis federais. A terapia com psicólogo online é uma prática regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia, podendo ser realizada por meio de computador, tablet ou smartphone. Seu propósito principal é ajudar o paciente a lidar com questões emocionais, tais como término de relacionamentos, ansiedade, depressão, conflitos emocionais, solidão, medos e outros desafios similares. Assim, a sessão de terapia acontece em tempo real, utilizando videoconferência, permitindo que paciente e psicólogo conversem e interajam de forma semelhante a uma consulta presencial.

A criança, tal qual o adulto, pode também demonstrar comportamentos considerados como não adaptativos, os quais podem surgir de várias causas, como desafios no âmbito escolar, social e familiar. Portanto, a abordagem terapêutica para crianças procura intervir nessas circunstâncias, utilizando métodos lúdicos, alterando comportamentos específicos, examinando os pensamentos, emoções, sonhos e relatos durante as sessões, levando em conta o envolvimento direto da criança nesse processo. Também tem como objetivo reunir informações de pessoas e lugares que fazem parte do seu mundo, intervindo de forma a criar um ambiente favorável ao bem-estar infantil.

A fase da adolescência representa uma transição no ciclo da vida, trazendo consigo conflitos frequentes relacionados a mudanças sociais, fisiológicas e emocionais. É também um momento de reflexão sobre valores e metas pessoais. Nesse contexto, a psicoterapia emerge como uma ferramenta valiosa para auxiliar na auto-observação, autoconhecimento e no desenvolvimento das habilidades sociais dos jovens, visando a melhoria da qualidade de vida e da saúde mental. Além disso, pode envolver a participação da família, proporcionando um entendimento mais profundo do universo peculiar do adolescente e criando espaços adequados para o respeito, limites e diálogo.

A participação dos pais durante o processo de psicoterapia traz benefícios significativos para a dinâmica familiar, contribuindo para uma melhor comunicação e compreensão entre a família. Além disso, fortalece os laços familiares e a relação entre o paciente e o terapeuta. Nesse sentido, é uma parte importante do procedimento terapêutico.
Ataraxia clínica 2022 - Todos Os Direitos Reservados